Não jogue seu tempo no lixo

rentabilidade pós-venda
Cada segundo é uma mercadoria irrecuperável e perecível que deve ser vendida adequadamente para alcançar o sucesso.

Faturamento, comissão, lucro e rentabilidade no pós-venda! Isso chamou a sua atenção? Com certeza sim! Mas, para podermos alcançar a otimizar esses indicadores, precisamos responder uma importante questão: você sabe o que seu departamento de serviço realmente vende?
 
Muitos profissionais automotivos não têm ideia do que o departamento de serviços vende. Peças, acessórios, conhecimento, habilidade, segurança, confiança, conveniência ou quem sabe experiências? Na verdade, tudo isso são peças do quebra-cabeça, mas o produto principal é algo que você pode não ter pensado ainda. Estou falando da “HORA”!
 
Tempo é o real produto do departamento de serviço. Todos conhecemos o ditado  “tempo é dinheiro”. E é a mais pura verdade, principalmente na área de reparos automotivos, onde o principal produto é o tempo do técnico mecânicos. Cada “segundo” é uma mercadoria irrecuperável e perecível que deve ser vendida adequadamente para alcançar o sucesso rumo à rentabilidade no pós-venda.
 
O que seu departamento pode fazer para que isso aconteça? Segue algumas dicas que podem ajudar toda a equipe a gerar mais receita a cada segundo no pós-venda:

Não dê sua horas

Você não daria um conjunto de pastilhas de freio ou um alternador; então por que dar tempo? Alguns clientes acham que devem pagar apenas pelo trabalho intenso e complicado. Mas se um técnico estiver trabalhando em um veículo, você deve cobrar pelo tempo.

Eficiência vale ouro

Obviamente, quanto mais você vender sua principal mercadoria, mais lucrativo será seu departamento. Garanta treinamento, ferramentas e equipamentos para que a equipe possa realizar o serviço no menor tempo possível, aumentando assim a eficiência.

Cobrar com precisão os diagnósticos

Rastrear um problema difícil pode levar horas (às vezes até dias!). Não subestime o tempo de diagnóstico; cobrar por cada momento gasto analisando um veículo. Alguns departamentos de serviço também têm uma taxa horária mais alta para diagnósticos, o que faz sentido, já que o trabalho geralmente exige mais habilidade do que um trabalho básico. Não tenha receio de cobrar pelo diagnóstico, pois não conhecemos nenhum profissional que faça isso gratuitamente.
 
Investir na gestão das horas vendidas faz uma enorme diferença nos resultados financeiros do pós-venda.

Copywriter Olavo Centeno.
Veja outros artigos de pós-venda do nosso blog.

Compartilhe este conteúdo:

Faça seu cadastro e comece a usar agora a plataforma Auto Arremate®

É simples e rápido, acesse o formulário de cadastro, preencha as informações para validação e pronto!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente, todo o mês, os principais artigos, números, análises, infográficos e insights sobre o mercado automotivo.

    PODCAST DIRIGINDO VENDAS

    ÚLTIMOS PODCASTS