Em 2022, o Brasil alcançou o sexto lugar no ranking mundial de vendas de carros novos.
Mesmo subindo duas posições, teve uma variação negativa de 0,85%, em relação ao ano anterior. O mercado automotivo brasileiro superou países como o Reino Unido, França, Coreia do Sul e Canadá.
Ao longo dos últimos anos o Brasil veio oscilando entre a sétima ou oitava posição. A última vez que o país esteve mais próximo do topo foi no período de 2010 a 2014, em que ocupou a quarta posição. Em 2012, o Brasil alcançou o seu recorde com 3,6 milhões de unidades vendidas, quase 1,7 milhões a mais que em 2022.
Quem lidera o ranking por mais de 10 anos é a China, com 20,5 milhões de vendas, quase 1,5 vezes mais que o segundo colocado, os Estados Unidos, e 10,5 vezes mais veículos vendidos que o Brasil.
Completando o pódio vem a Índia, e logo após Japão e Alemanha. Apesar de ainda estar abaixo de grandes potências automobilísticas, o Brasil vem ganhando espaço, em um mercado altamente competitivo que está em constante transformação.
O mercado
O mercado de vendas de carros é um dos mais importantes do mundo, já que representa uma grande parcela da economia global. Em geral vem se transformado nos últimos anos, com o aumento da demanda por veículos elétricos e híbridos, além da tecnologia autônoma.
O mercado automotivo brasileiro em 2022 passou por um cenário desafiador, ainda no primeiro trimestre do ano, passava-se por falta de produtos, guerra na Europa, e a alta nas taxas de juros. Mesmo assim, fechou o ano com quase 2 milhões de unidades emplacadas.
Fonte: Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).
Veja outros infográficos do nosso blog.