A conectividade, eletrificação automotiva e os sistemas semi-autônomos estão chegando com tudo para as concessionárias. Essas tecnologias estão atreladas a uma nova percepção de valor e comportamento dos consumidores.
O seu pós-venda está realmente preparado para essas mudanças? Não estou preocupado com a parte técnica, uma vez que sabemos da altíssima competência dos centros de treinamento das montadoras em capacitar a rede para diagnósticos, manutenção e reparo nesses sistemas.
O que podemos esperar para o amanhã:
- Vendas de componentes de freio muito baixas, devido ao sistema de frenagem regenerativa;
- Veículos com tempo de garantias mais longas, levando a redução das faturas de pagamento do cliente;
- Não há mais dezenas de peças e componentes do motor de combustão interna para manter e reparar;
- Menos visitas ao concessionário porque tem as atualizações remotas de softwares;
- Redução de veículos com sinistros na funilaria, uma vez que os sistemas de segurança de condução estão evoluindo rapidamente.
E então, você visualiza os impactos que essas mudanças trarão para o seu pós-venda? Pergunte a si mesmo, mas honestamente, o seu departamento de serviços está otimizando sua taxa de venda dos itens a seguir?
- Pneus;
- Alinhamentos sistema de direção;
- Filtros AC;
- Desinfetantes AC;
- Palhetas de limpador;
- Proteção e estética;
- Acessórios;
- Atualizações de software para veículos fora de garantia.
E então, você e seus colegas possuem hoje os conhecimentos e as habilidades de comunicação e vendas que precisam para influenciar positivamente, com ética e confiança esses itens?
Acredite, é possível e extremamente urgente preparar-se para o novo pós-venda.
Sucesso e muitas vendas!
Copywriter Olavo Centeno.
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