A prospecção de clientes é, sem dúvidas, uma etapa fundamental no funil de vendas do setor automotivo. Com isso, é essencial escolher técnicas de prospecção e fontes de leads que funcionem de forma eficaz para o seu nicho, conseguindo uma alta taxa de conversão. Neste contexto, o LinkedIn surge como uma das ferramentas mais poderosas para alcançar resultados eficazes.
Segundo o próprio Linkedin, a rede conta com mais de 800 milhões de usuários, e sua funcionalidade vai além da contratação de novos funcionários. Hoje, é uma das principais redes sociais de negócios, oferecendo a oportunidade de obter informações valiosas sobre empresas, estabelecer conexões com clientes potenciais e tomadores de decisões na indústria automotiva.
Por isso estratégias de prospecção no LinkedIn, que realmente façam a diferença, devem ser implementadas para obter resultados efetivos. Veja a seguir cinco dicas valiosas.
1 – Cuide do seu perfil e se destaque
A primeira dica é aproveitar o resumo do perfil para se destacar. Então, seja conciso em seu título e use o espaço para contar mais sobre o que faz, formação relacionadas ao setor e história. Essa narrativa pode ajudar a criar um vínculo com os potenciais clientes e despertar o interesse. Outras técnicas para se diferenciar incluem: usar uma boa foto de perfil, que seja profissional e apresentável, buscar recomendações de colegas de trabalho e ser acessível, seja por e-mail ou telefone.
2 – Agregue valor na abordagem e seja sucinto
É importante ser direto e agregar valor na comunicação. Segundo Greg Lewis, gerente sênior de marketing de conteúdo do LinkedIn, os InMails (mensagens do recurso premium) mais curtos, com menos de 400 caracteres, têm uma taxa de resposta 22% maior do que a média. Já os InMails mais longos, com mais de 1.200 caracteres, têm uma taxa de resposta 11% abaixo da média. Portanto, é essencial ser objetivo e transmitir informações relevantes de forma sucinta.
3 – Use CRM para ter gestão dos seus leads
Automatizar o relacionamento com o cliente é crucial para uma prospecção efetiva no setor automotivo. Considere o uso de CRMs de vendas para monitorar e gerenciar seus leads de forma eficiente. O LinkedIn Sales Navigator, por exemplo, oferece integrações com diversos CRMs, facilitando a sincronização entre a prospecção e o gerenciamento de leads da sua empresa. Isso ajuda a manter registros organizados e acompanhar o progresso das reservas.
4 – Esteja atento aos melhores dias para abordar potenciais clientes
Os melhores dias para enviar InMails, de acordo com Greg Lewis, segunda-feira é o mais indicado, com uma taxa de resposta próxima à média global. Os InMails enviados de domingo a quinta-feira também apresentam resultados avançados. Por outro lado, sábado é considerado o pior dia para envio de InMails, com uma taxa de resposta 8% menor que a média. Sexta-feira também não é tão eficaz, com uma taxa de resposta 4% abaixo da média.
5 – Crie uma estratégia de social selling
Por último, mas não menos importante, o social selling é uma estratégia extremamente eficaz se você deseja impulsionar e fechar vendas. Ela une os conceitos de construção de autoridade e abordagens comerciais mais humanizadas O sucesso do social selling está diretamente ligado à publicações relevantes, compartilhamentos de conteúdos relevante relacionado ao mercado automotivo e comentários em publicações de outros usuários ou instituições. Objetivo então, é edificar um networking sólido e criar laços comerciais.
Dica bônus: Se inspire em cases de sucessos
Existem vários casos de profissionais que alcançam autoridade e posicionamento no mercado por meio dessas estratégias aplicadas no Linkedin. Pesquise e fique sempre por dentro do que esses profissionais com experiência na plataforma estão fazendo por lá, para se inspirar neles e criar suas próprias ações. Um exemplo de estratégia de sucesso é a realizada por Fúlvio Massaro, founder e CEO da Auto Arremate®, que através da newsletter iLove Cars™ compartilha artigos, números e tendências do setor automotivo. Em menos de um mês após a criação da newsletter, Fúlvio conquistou mais de mil assinantes, incluindo entre eles importantes personalidades do mercado automotivo. Criar uma newsletter pode ser uma boa tática para sua operação, pois o maior diferencial delas está na sua base de assinantes, proporcionando excelentes taxas de alcance e entregando valor para a audiência, enquanto você constrói sua autoridade.
Aproveite e conheça uma ferramenta revolucionária, o AUTOCARDS™, que permite que você otimize sua estratégia de prospecção, fortaleça o atendimento ao cliente e crie uma presença online que está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Saiba mais!
Então, lembre-se de que, no setor automotivo, o LinkedIn pode ser uma ferramenta valiosa para se destacar e conquistar novos clientes. Siga essas dicas e ajuste sua abordagem de prospecção para atender às necessidades específicas do seu público-alvo.
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