O primeiro bimestre de 2023 mostrou um ritmo bem aquecido nas vendas de elétricos, com um total de quase 9 mil unidades emplacadas. Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
Quando analisado os últimos cinco anos, é notável um crescimento exponencial em vendas de 1.239%. Esse aumento expressivo nas vendas mostra que a cultura por elétricos é crescente e está no caminho certo.
Em janeiro deste ano, teve quase 5 mil unidades vendidas e fevereiro mais de 4 mil unidades, foram os meses com melhor desempenho da série histórica da associação. Mesmo sem planos estratégicos, falta de estrutura de recarga e incentivos fiscais para um maior crescimento do setor, o Brasil mostra que tem potencial. Basta analisarmos os números de 2022, com mais de 49 mil unidades vendidas, ou seja, um aumento significativo de 41% quando comparado com 2021.
Com os números atuais, a frota total de veículos leves eletrificados em circulação no Brasil, considerando automóveis comerciais leves e SUV chegou a mais de 135 mil unidades. Desde o início da série histórica da ABVE, iniciada em janeiro de 2012.