A frota circulante no Brasil cresceu 0,6% em 2022, segundo o relatório do Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores), contabilizando no total 46,9 milhões de unidades em circulação, entre automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus.
Evolução da idade média dos veículos
A frota brasileira continua no processo de envelhecimento, a idade média atingiu 10,7 anos em 2022, mas as motocicletas mantiveram-se em 8 anos e 5 meses, praticamente repetindo o resultado dos últimos dois anos.
Aumentou em quase 2 anos o envelhecimento da frota entre 2010 e 2022. A então possibilidade de reversão desse cenário depende dos números nas vendas dos veículos novos frente a taxa de sucateamento da frota existente. Um outro ponto também seriam as ações de políticas públicas que exijam então a retirada de circulação das unidades mais antigas.
Do total dos veículos em circulação, 56,5% da frota tem entre 6 e 15 anos, 19,8% de 16 anos ou mais, e 23.8% tem até 5 anos.
Distribuição da frota por estado
Quando analisada a distribuição geográfica da frota, 80% dos veículos em circulação estão concentrados em dez estados.
Os estados no topo do ranking são: São Paulo com 28,8%, Minas Gerais com 13,9% e Paraná com 7,5%. Na sequência estão: Rio de Janeiro com 7 %, Rio Grande do Sul com 6,4%, Santa Catarina com 5,5%, Bahia com 3,9%, Goiás com 3,2%, Distrito Federal 2,9% e Pernambuco com 2,8% fechando o top 10 entre os estados.
Uma observação relevante é que dos dez estados mencionados, nove possuem ou possuíam – como o caso da Bahia – montadoras de veículos em seus territórios.
Frota dos nacionais vs. importados
Os veículos importados representaram uma parcela de 14,2% da frota circulante em 2022, ou seja 6,6 milhões de unidades. Então, quando comparado com 2021, houve um aumento de 0,7% na presença de veículos importados na frota brasileira.
Frota de nacionais vs. importados – Fonte: Sindipeças
Os dados mencionados acima foram retirados do: Relatório da Frota Circulante – Edição de 2023 – Sindipeças.
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