O mercado de veículos pesados usados, que inclui caminhões e ônibus, voltou a dar sinais positivos no início de 2025. Segundo dados divulgados pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), foram comercializadas 91.414 unidades no primeiro trimestre, somando os dois segmentos. O número representa um crescimento de 4,3% em relação ao mesmo período de 2024, quando haviam sido registradas 87.631 unidades.
Esse é o melhor resultado desde 2023 e pode sinalizar uma reação do setor, após duas quedas consecutivas no acumulado de janeiro a março (de 92.267 em 2023 para 87.631 em 2024). O número de caminhões negociados em 2025 (80.021 unidades) representa mais de 87% do volume total, consolidando a categoria como principal força do mercado de pesados.
Evolução das vendas de pesados no 1º trimestre (2020 a 2025)
Apesar de ainda estar abaixo do pico registrado em 2021 (101.119 unidades), o movimento atual indica uma retomada gradual. A estabilidade nas vendas de caminhões — que seguem acima das 80 mil unidades pela terceira vez em quatro anos — mostra que a demanda por pesados segue firme, especialmente entre empresas que atuam em transporte, logística e construção.

O que está por trás da recuperação?
A recuperação pode estar ligada a uma combinação de fatores:
- Renovação de frotas pós-pandemia;
- Aumento da demanda logística em segmentos como agronegócio, transporte urbano e entregas regionais;
- Crescimento do uso de plataformas digitais para compra e revenda de veículos pesados com procedência.
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