Me diz aí o que você acredita que ocorrerá primeiro: Frota de veículos eletrificada, perdendo centenas de componentes necessários nos motores de combustão interna ou frota de veículos voadores com capacidade de decolagem e pouso verticalizados?
Pois é… eu acredito que ainda será necessário cuidarmos de pneus, alinhamento e balanceamento nos veículos por muito tempo.
Falaremos hoje de mais uma crença sobre o assunto: existem dezenas de lojas especializadas ao meu redor e centenas a apenas um click. É muito difícil competir!
Se pesquisarmos “loja de pneus perto de mim” enquanto estiver na sua concessionária, verá a quantidade de opções que o buscador irá mostrar. Mas o fato de você ter muitos, não significa que não possa competir com eles.
A verdade é que o seu cliente nem deveria procurar por opções! Você começa com uma grande vantagem, uma vez que o cliente frequenta o seu pós-venda por pelo menos os primeiros “40 ou 50 mil quilômetros”! Uma retenção cativa do cliente.
O período de 1, 3 e 5 anos em que os veículos estão na garantia, é a sua oportunidade de ouro para educar e convencer o consumidor de que você é o especialista em pneus. Nossos profissionais do pós-venda são os especialistas nos veículos da marca que representamos. Eles entendem tudo sobre o projeto do pneu, sistema de suspensão, freios e direção. Garantindo assim que o cliente sempre tenha as informações corretas e por consequência, os pneus adequados em seu veículo.
Oportunidade
Esta é sua grande oportunidade de vender seu pós-venda como sendo a única opção lógica para verificação, reparo e substituição de pneus. Assim como, verificação e ajuste dos ângulos de alinhamento da suspensão e balanceamento dos conjuntos de rodas e pneus.
Mas, infelizmente, na maioria das vezes não aproveitamos essa relação cativa que temos nos primeiros anos do veículo, perdendo centenas de chances de criarmos um laço de confiança e autoridade sobre o assunto com o cliente.
Isso tudo quando não encaminhamos o consumidor diretamente para os braços dos concorrentes! Fazemos isso muitas vezes, apontando as lojas “oficiais” para análise e substituições em processos de garantias de pneus. Mas Olavo, as “MARGENS” são pequenas com pneus. Não vale a pena!!! Calma que no próximo artigo falaremos sobre “Margem”.
Diz aí, como é encarado o negócio de “Pneu, Alinhamento e Balanceamento” na sua concessionária? Tem estratégia e meta clara de prospecção, oferta e venda?
Copywriter Olavo Centeno.
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