Como deve ser o momento “antes” da visita?

pós-vendas
A chave para uma experiência excepcional no pós-vendas automotivo: atenção ao cliente, comunicação clara e preparo antecipado para o atendimento perfeito.

Todos conhecemos o velho ditado que dizia que enquanto a área comercial vende o primeiro veículo, o pós-vendas venderá todos os outros. Pois em dias de redes sociais, sites especializados e avaliações onlines, a experiência vivenciada pelos atuais clientes com os serviços prestados tem um grande impacto na tomada de decisão por qual marca escolher pelos futuros clientes.

Para entregar uma experiência no pós-vendas automotivo excepcional, precisamos focar em três momentos distintos: antes, durante e depois da visita.

Então, hoje quero falar sobre o “antes” da visita.

Agendamento

Precisamos garantir que todos os canais de comunicação sejam centrados no cliente, seja telefone, e-mail, chatbot, whatsApp, messenger, site, redes sociais e presencial.

Seja uma fonte de informação amigável e experiente durante o contato do cliente através de uma ferramenta on-line de agendamento (simples de navegar e integrada ao DMS).

Cuidados e atenção adequados devem ser tomados com antecedência, assim tornará o agendamento de serviços fácil e conveniente.

Considere a jornada do seu cliente e elimine as lacunas: após o agendamento do serviço, alguns dias antes, tome as medidas necessárias para confirmá-lo com o cliente.

Gerencie suas expectativas, descrevendo o tempo necessário para concluir o serviço e determine as necessidades do cliente.

a. Eles exigem um serviço de leva e traz?
b. Eles precisam de um veículo alugado?
c. O cliente possui cadastro atualizado e é elegível para usufruir das várias opções de pagamento ofertado pela empresa?
d. Eles podem utilizar os serviços rápidos da concessionária?

Cada uma dessas opções é exclusiva e requer planejamento, pois assim garante que o cliente seja atendido com excelência.

Ensine os clientes sobre o que esperar

Precisamos preparar o cliente para a sua visita ao nosso pós-vendas.

É extremamente importante identificar se são clientes que estão retornando a concessionária e já estão familiarizados com o processo ou se são novos e estão fazendo a sua primeira visita na oficina.

Em ambos os casos, eles precisam estar cientes do processo quando chegarem.

  1. Onde está a área do pós-vendas?
  2. Onde eles estacionam?
  3. Qual é o processo do checklist?
  4. Quanto tempo é necessário para o recebimento do veículo?
  5. Precisa de um pré teste acompanhado?

Então, todos esses fatores precisam ser comunicados com antecedência para conscientizar o cliente sobre o que acontecerá. Por isso, quanto mais você puder abordar antecipadamente, menos surpresas terá para lidar quando o cliente chegar.

Pois se nada disso for feito com maestria no “antes”, dificilmente teremos um cliente 100% satisfeito.

Sucesso e muitas vendas!

Copywriter Olavo Centeno.

Veja outros artigos de pós-vendas do nosso blog.

Compartilhe este conteúdo:

Faça seu cadastro e comece a usar agora a plataforma Auto Arremate®

É simples e rápido, acesse o formulário de cadastro, preencha as informações para validação e pronto!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente, todo o mês, os principais artigos, números, análises, infográficos e insights sobre o mercado automotivo.

    PODCAST DIRIGINDO VENDAS

    ÚLTIMOS PODCASTS