Como cuidar de quem cuida do cliente no pós-venda? Foram 603 mil desligamentos por pedido do funcionário, o que equivale a ⅓ do de demissões! Um levantamento da consultoria LCA mostra que, em março de 2022, o número de demissões voluntárias atingiu o recorde. O turnover das concessionárias que historicamente é sempre alto, foi pro espaço na pandemia!
Essa rotatividade custa tempo, dinheiro e por tudo estar conectado, clientes valiosos. O mercado está voltado e com isso as vagas nas concessionárias também. A questão é que essas vagas não estão abrindo só na sua empresa! Como atrair talentos e não perder a prata da casa? Vejamos algumas maneiras de manter a equipe afiada e satisfeita.
Onboarding e treinamento
Quer seja um DMS, CRM ou uma das muitas ferramentas usadas por seus técnicos de serviços, ter membros de equipe treinados de forma consistente nessas ferramentas vai economizar tempo, além de aumentar a qualidade no atendimento.
Se a sua concessionária não tem um gerente de TI – então considere tornar um funcionário seu “especialista em plataforma” que pode conduzir treinamentos internamente.
Desenvolva as habilidades comportamentais
Sabemos que poucas coisas são mais importantes para o sucesso da sua concessionária do que uma ótima experiência do cliente. Mesmo os mais fiéis têm pouca paciência para uma experiência ruim, enquanto uma experiência excelente pode ajudar muito a melhorar sua retenção.
É por isso que o treinamento focado em habilidades comportamentais é tão importante. Certifique-se de fazer simulações de atendimento regularmente com o time da linha de frente, encarando situações do cotidiano, tanto positivas quanto negativas. E então com isso, vai saber os comportamentos que você precisará melhorar.
Workshops internos
Outro ótimo método de treinamento que também aumenta o moral da equipe são os workshops internos. Com eles, um membro da equipe treina seus pares sobre determinado tema ou ferramenta. Eles funcionam porque estão sendo ministrados por um colega, um membro da equipe com o qual todos podem se alinhar.
Crie seu próprio programa de certificação
Estamos simplesmente nos referindo a uma lista de verificação de treinamento formal. Pense na descrição de cada cargo em sua equipe e, em seguida, crie uma lista de imperativos que seus funcionários devem aprender e desenvolver. Em vez de apenas esperar por uma promoção (ou buscá-la em outra empresa), os funcionários podem ver exatamente o que precisam aprender para avançar.
Por isso, cuide de quem cuida do seu cliente! Sucesso e muitas vendas!
Copywriter Olavo Centeno.
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