O mês de setembro chegou com novidades no mercado de veículos usados, trazendo mudanças no ranking dos carros mais vendidos. Se você está curioso para saber qual o novo pódio entre os modelos que conquistaram o coração dos brasileiros, então continue lendo para descobrir.
Análise do Mercado
Dando continuidade, vamos analisar o mercado de veículos usados no mês de setembro. Em comparação com o mês de agosto, setembro viu uma redução de 14,01% nas vendas de veículos usados. Além disso, quando comparamos setembro deste ano com o mesmo mês do ano anterior, houve uma queda de 6,21% nas vendas. No entanto, é importante notar que, ao analisar o acumulado do ano de 2023 em relação a 2022, observa-se uma tendência de crescimento, com um aumento de 3,87%, totalizando quase 8 milhões de veículos transacionados.
“A diferença de dias úteis no mês (23, em agosto, contra 20, em setembro) tem grande influência nesse resultado, já que os licenciamentos pelas autoridades de trânsito só são realizados em dias úteis. Até mesmo em relação ao mesmo mês de 2022, lembro que, no ano passado, setembro teve um dia útil a mais (21 no total), o que indica um mercado em estabilidade”,
analisa Andreta Jr., Presidente da FENABRAVE.
Ranking de usados mais vendidos em setembro
10. Ford Ka: 18.905 unidades (Categoria: Hatch)
O modelo que caiu uma posição em relação ao ranking do mês anterior e encerrou o top 10 é o Ford Ka. Chegando perto das 19 mil unidades negociadas, a sua variação foi de – 15,09.
9. Volkswagen Fox: 19.106 unidades (Categoria: Hatch)
Quem ocupou o nono lugar, o Volkswagen Fox, passando mais de 19 mil unidades negociadas no mês. O modelo também teve uma queda no número de vendas, a variação de setembro para agosto caiu -14,51%.
8. Hyundai HB20: 19.219 unidades (Categoria: Hatch)
O Hyundai HB20, que estava na décima posição em agosto, mostrou uma notável ascensão para a oitava colocação em setembro, com a venda de mais de 19 mil unidades.
7. Chevrolet Celta: 20.395 unidades (Categoria: Hatch)
Na sétima posição, está o Chevrolet Celta, com pouco mais de 20 mil unidades negociadas. Vale destacar que dos dez modelos, o Celta foi o que menos teve variação de queda, na comparação com o mês anterior, de apenas – 8,74%.
6. Toyota Corolla: 20.871 unidades (Categoria: Sedan)
O Toyota Corolla, subiu para a sexta posição em setembro, com a venda de mais de 20 mil unidades, sendo o único sedan a figurar no ranking.
5. Fiat Strada: 25.883 unidades (Categoria: Picape)
A Fiat Strada se destacou como a única picape no top 10, ocupando a quinta posição. Já no mercado de veículos novos, a Strada é a número um em vendas, mesmo sendo a líder, emplacou pouco mais de 13 mil unidades. Isso ressalta a notável disparidade entre os números de vendas entre os mercados.
4. Chevrolet Onix: 26.784 unidades (Categoria: Hatch)
O Chevrolet Onix, um dos queridinhos dos brasileiros, manteve a quarta posição, com quase 27 mil unidades vendidas. O modelo vem mantendo esse lugar no ranking desde julho.
3. Fiat Uno: 34.029 unidades (Categoria: Hatch)
Logo atrás, o Fiat Uno, com 34.029 unidades, quase empatou com o Palio, com números de vendas muito próximos. Mas, a variação de queda do Fiat Uno e Palio foi bem próxima, quando comparada com o mês anterior, com pouco mais de -15%.
2. Fiat Palio: 34.058 unidades (Categoria: Hatch)
Na segunda posição, o Fiat Palio continua a fazer uma ótima performance, com mais de 34 mil unidades vendidas. No mês de setembro, o modelo que anteriormente ocupava a terceira posição conseguiu ultrapassar seu parceiro de marca, o Fiat Uno.
1. Volkswagen Gol: 60.329 unidades (Categoria: Hatch)
Comparando o ranking deste mês com o de agosto, é possível notar algumas mudanças nas posições, mas o Volkswagen Gol continua como líder incontestável. O modelo então registrou mais de 60 mil unidades negociadas.
Os dados mencionados foram divulgados pela FENABRAVE (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), considerando automóveis e níveis comerciais.
Confira também:
Os modelos que dominaram as vendas do primeiro semestre