No dia 27 de julho, o Brasil comemora o dia dos motociclistas. Uma data especial para os apaixonados pela experiência única de pilotar sobre duas rodas. Seja para a prática de esportes radicais ou como meio de transporte no dia a dia, a motocicleta conquistou a popularidade em todo o país, sendo valorizada por sua agilidade, rapidez e economia.
O motociclista no cotidiano brasileiro
Segundo Orlando Cesar Leone, presidente da Anfamoto (Associação Nacional dos Fabricantes e Atacadistas de Motopeças), são mais de 350 mil trabalhadores utilizando uma motocicleta para realizar entregas, somente na capital paulista. No total são 1,5 milhão de motociclistas em todo o país. Esse meio de transporte se tornou essencial em setores diversos da economia, por conta da facilidade de locomoção. As motocicletas são valorizadas especialmente em grandes centros urbanos, pois a agilidade é fundamental para superar o trânsito congestionado.
Popularidade das motocicletas
De acordo com dados da associação dos fabricantes de motos, a Abraciclo, a quantidade de pessoas habilitadas com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria A aumentou impressionantes 50,9% nos últimos 10 anos. Em 2012, havia 23,3 milhões de habilitados para motos, enquanto esse número cresceu para 35,2 milhões no final de 2021, totalizando uma diferença de 11,9 milhões a mais.
O crescimento da indústria
A necessidade dos brasileiros pelas motocicletas reflete-se nos números impressionantes da indústria. Segundo números divulgados pela Abraciclo, o país conta com uma frota de mais de 31 milhões de unidades e é o 7º maior produtor mundial. Apenas no primeiro semestre de 2023, a produção de motocicletas no polo industrial de Manaus alcançou a marca de 764.271 unidades. Então, representando um crescimento de 13,9% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Veja mais conteúdos sobre tendências e análises do mercado automotivo.